Skip to content

PRESSALCUBO

Fare Informazione

Castro Alves
Curso Castro Alves – XI Colóquio de Literatura Baiana
 Academia de Letras da Bahia
(5-7 de outubro de 2016) 
Salvador (Bahia-BRASIL)
Release Para imprensa

O Curso Castro Alves 2016- XI Colóquio de Literatura Baiana se apresenta este ano com uma rica programação na Academia de Letras da Bahia na cidade de Salvador e homenageará também o Centenário de Zélia Gattai. Com apoio da Academia de Letras da Bahia e o Grupo da Pós-Graduação em Estudos Literários – Progel/UEFS, o inteiro Curso conta com a coordenação do prof. Aleilton Fonseca (UEFS/ALB) e da prof. Rosana Ribeiro Patricio (UEFS).
14570304_1061037074009805_687186388637116003_n
Está prevista a participação de professores, acadêmicos, artistas e intelectuais. Destacamos o poeta Luiz Antonio Cajazeira Ramos, Edilene Matos, Aleilton Fonseca, Edivaldo Boaventura e muitos outros. Vai até o dia 7 de outubro. Antonella Rita Roscilli, acadêmica e biografa de Zélia Gattai, participará na primeira Mesa de Palestras, no dia 5 de outubro, às h17.15 com a palestra  “Zélia Gattai na Itália,  no Ano do seu Centenário” contém testemunhos e outras surpresas, relativas à recepção da obra de Zélia Gattai na Itália.
Em Roma o evento para o centenário teve a introdução do Embaixador do Brasil na Itália S.E. Ricardo Neiva Tavares, e contou também com a presencia do Embaixador da Itália no Brasil S.E. Antonio Bernardini. Está previsto o relançamento da obra dela Zélia Gattai e a Imigração Italiana no Brasil entre o séc  XIX e XX publicada no Brasil pela ed. Edufba. Serão exibidos trechos de “Speciale Italia. Centenario Zélia”, video idealizado por ela e o diretor italiano Giovanni Pirri.
14522731_1061038054009707_6468009601188947375_n
Entre outros importantes eventos previstos durante o XI Curso Castro Alves, destacamos uma importante homenagem para a saudosa diretora da Fundação Jorge Amado, a poeta Myriam Fraga, que será lembrada no dia 6 de outubro através de palestras e de “Rainha Vashti”, drama lírico escrito por ela,  encenado pelo Grupo Teatral da UEFS, com direção de Pablo Diego Dias e Souza. Importante também serão as palestras, mesa redonda, relançamento e autógrafo dos livros Luís Antonio Cajazeira Ramos – um Sísifo absurdo na poesia contemporânea e Poesia Reunida de autoria de Luis Antonio Cajazeira Ramos. Enfim, gostaríamos lembrar que o curador geral do Curso Castro Alves, Aleilton Fonseca é um escritor baiano já traduzido em vários idiomas e também em italiano. Um livro de contos dele, bilíngue,  foi lançado na Itália em 2015, com título “Il sapore delle nuvole” . Aleilton é um escritor baiano já traduzido em vários idiomas.
Em anexo vai o programa
Annunci

Tag:, , ,

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: